quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ABYSSUS ABYSSUM INVOCAT

O BBB visto pelo escritor Luiz Fernando Veríssimo

A amiga Susana enviou um artigo do Luís Fernando Veríssimo, inconformado com a decadência moral difundida pela TV Globo, via BBB.
Muito bem! Alegra-me saber que ainda existem pessoas capazes de reagir ante o processo de decadência moral da sociedade, a ponto de tornar propício um comentário indignado de um dos grandes nomes da literatura e do jornalismo brasileiro.
A propósito, façamos uma breve análise:
O feirante, - desculpem o lugar-comum da analogia - observando pequena, mas comprometedora lesão na textura de uma fruta, afasta-a das demais, evitando, assim, o provável contágio e a consequente aceleração do perecimento às outras.
Idêntico procedimento, já agora, mais grave, tem o médico ao constatar uma significativa transformação físico-química na extremidade de um membro do corpo humano, obrigando-o à medida profilática mais drástica, a extirpação da área afetada, em ordem à proteção daquela parte do corpo ameaçada pela gangrena que põe em risco todo o organismo.
No corpo social, o processo não é diferente, deve-se cortar os males pela raiz, ou melhor, antes que deitem raízes (vide o exemplo dos tumores cancerígenos e suas terríveis metástases).
Só que... temos o defeito de nos deixar levar pelo gostoso...; pelas nossas fantasias; pelo delírio provocado pelo alto teor de adrenalina; pelo nosso “achômetro”, em geral não tão nosso, mas de um oportunista que nos induz criminosamente - com o nosso consentimento, é verdade - a achar isto ou aquilo.
Ai, do cidadão ou entidade que lançar um saudável alerta, contra uma propaganda enganosa, filme ou qualquer outro divertimento nocivo, por esconder em seu bojo as ameaças à moral e aos bons costumes! Recebe de imediato a pecha de RE-A-CIO-NÁ-RIO!!! (se as sílabas não estiverem bem separadas, alguém corrija ou confirme o acerto nos comentários, por favor).
Quantas vezes deparamo-nos com frases de efeito, idéias e projetos com o propósito de eliminar determinados inconvenientes, no campo da economia, da política ou do relacionamento social, que preocupam as autoridades. No entanto, as novas idéias, em geral, trazem algo de irrefletido, a algum título, por onde se pode vislumbrar qualquer coisa de peçonhento, capaz de tornar a nova situação, uma vez admitida, pior do que o estado anterior. Assim, aos titubeios e escorregões, resvalamos cada vez mais para dentro da lama, fétida cobertura de fundo de poço.
É mesmo assim: a cada situação causadora de enérgicas e sadias reações do público, corresponde um recuo estratégico, proporcionado à eficácia dos protestos, para logo em seguida retomar, de forma ainda mais deletéria e impiedosa o ataque às instituições, por meio da introdução de novos conceitos do que seja moral e bons costumes. Exemplifiquemos com as novelas, inebriantes e eficientes preliminares do polêmico BBB.
Fiz referência às instituições. Outra não há mais importante que a Família, una e fundamental na formação do tecido social.
Pois a ela trata-se de atingir, vigorosamente, por todos os meios. Se a Família é alvejada mortalmente, todo o conjunto social se desmorona de modo inapelável. Daí, a imposição da nova mentalidade introduzida na criação da entidade familiar, com tutela jurisdicional no Direito pátrio. Na aparência, uma excelente idéia; a concepção foi alargada, proporcionando dignidade aos membros do agrupamento que se pretende elevar à categoria institucional família, quando, em verdade o que se tem é o esvaziamento do significado desta que é uma instituição de origem divina, com todas as conseqüências advindas de sua sublime origem.
Ao cabo de algum tempo, ninguém terá presente no espírito o sentido e o cunho transcendental do referido instituto, relativizado que foi no íntimo das consciência.
Temos no Congresso uma luta acirrada pelo reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo, fulcrada na afetividade que os envolve (união homoafetiva) como família...; vislumbra-se o reconhecimento da composição familiar para única pessoa que partilhe o teto com o seu bichinho de estimação...
Que mais...?
Dentro em pouco os ácaros e gongolos, as eventuais baratas e os freqüentes pernilongos, além das lagartixas e besouros serão integrantes da minha família!!?
Você que leu esta página até aqui, se for do time dos otimistas, talvez dirá que sou alarmista, radical e coisas do gênero. Mas, meu amigo, minha amiga, perceba que este processo de degradação de que estamos a tratar é atentatório ao verdadeiro princípio da dignidade humana, que se pretende atacar a partir do desfazimento sistemático da célula da Sociedade, ou seja a Família verdadeira, tal qual foi instituída por Deus. Porque só em Deus e por Deus pode-se cogitar acerca do caráter famíliar. Ninguém tem o direito de reformá-la ou destrui-la sob nenhum pretexto.
Este é, a meu ver, o fundo de quadro presente no pensamento do escritor Luís Fernando Veríssimo, exteriorizado na frase final: “um abismo atrai outro abismo” , cujos desdobramentos tornariam por demais extenso o presente comentário.
Fica para outra oportunidade...

Um comentário:

  1. Prezado amigo Luíz, achei seu ponto de vista acerca do texto muito interessante e retrata a sua personalidade reta, respaldada nos valores morais. Principalmente na reflexão sobre o instituto da família. Assim, espero, que as suas reflexões possam de fato contribuir na formação e manutenção de uma consciência social pautada nos valores sagrados que deveriam nortear a sociedade. Abraços e até breve.

    ResponderExcluir

border="0" width="300" height="250" />